CÂNTICO DOS CÂNTICOS


Queria ter confiança na eternidade

E na terra da verdade…

Queria nunca m’esquecer

Que volta sempre a primavera

Qu’entre pedras faz nascer rosas…

Queria deixar de ser este mar morto

Mar sem ondas e sem portos…

Queria deixar de mendigar

No silêncio das noites escuras

Caminhando por ermas estradas

Sem saber p’ra onde vou.

Queria saber quem me roubou minha coroa de rainha

Quem pisou minhas ilusões desfolhadas…

Queria ser a manhã qu’apaga estrelas

E encontrar amor em todas elas…

Queria ser a perdida, a que não s’encontra

Aquela que ninguém conhece,

A rutilante luz dum impossível…

Queria deixar de segurar nas mãos

O bem que nunca é meu

E encontrar no caminho o meu bordão d’estrelas…

Queria encontrar a água que procuro e de que estou sedenta…

Queria não pensar nos que andam descalços pela vida…

Nos que choram em insanas guerras…

Nos que mentiram e nos que mentem…

Não ter pena dos que em má hora nasceram…

Queria ter asas para voar e ser na fé

Na agonia dum moribundo…

Queria ser tudo…e não sou nada.


Vera Lucia

21 comentários:

Anónimo disse...

Esta mensagem não tinha nenhum comentário ! Achei que isso não era justo. Então, resolvi mandar um beijo...semi-anónimo.

Anónimo disse...

Adorei estes livros de aventuras juvenis. Fizeram-me retornar à infância. Achei fantásticas as ideias loucas dos Primos para resolver o caso do roubo do diamante. Também achei interessante a personagem daquele incendiário tenebroso, com tanta loucura e magia demoníaca dentro de si, e que tanto trabalho deu aos Primos!... .
Achei O Quadro Misterioso e o Enigma da Aldeia das Broas duas histórias capazes de povoar de emoções o imaginário de qualquer jovem. Seria bom ver publicados excertos destes livros que, com toda a certeza, iriam deliciar os leitores.

Anónimo disse...

Foi muito bom ter encontrado este blog e poder ler poemas de Vera Lúcia, poetisa cujo trabalho desconhecia em absoluto. Uma surpresa agradabilíssima.
Parabéns.

Kalaari disse...

Florinda, minha amiga,
Permita-me esta liberdade de a tratar assim! Mas não é fácil
compartilhar bocadinhos da nossa alma com o mundo que desconhecemos. O facto de ter encontrado alguém que comunga connosco as nossas ideias e pensamentos é tão bom que nunca mais vou desistir de o fazer. E tenho ainda tanta coisa para dizer...Obrigado pelas suas palavras.Permita que a abrace.

Anónimo disse...

Parabéns Vera Lúcia.
Angola orgulha-se de si !

Kalaari disse...

Amiga Bia
Fiquei muito sensibilizada com a sua mensagem.Sim...Eu também gostaria que Angola se orgulhasse de mim, pois todos os passos que tenho dado na minha vida, é sempre com o pensamento em Angola e nos meus irmãos angolanos
que estão sempre no meu coração.Espero um dia fazer parte da família dos escritores angolanos.
Mais uma vez obrigado.

Anónimo disse...

Amiga Vera,
tenho atentamente acompanhado o seu blog mas só agora tive a oportunidade de lhe escrever para lhe transmitir o quanto gosto da sua escrita..é das poucas pessoas que ainda sente a poesia e consegue transmiti-la através dos seus poemas.
Os meus mais sinceros parabéns!!
José Vasconcelos

Kalaari disse...

Caro Amigo
Permita que o trate assim. Na verdade, considero todos aqueles que conseguem captar a mensagem que tento passar através da minha poesia, meus amigos. Fazem parte, como eu, duma família que passa a sua vida num "andar de estrela para estrela".Não é bom termos todo o espaço, para as nossas viagens, muitas vezes solitárias, mas sempre gratificantes?
Obrigado pelas suas palavras.

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Obrigado pela visita. Gostaria de ler seu poema "Contratados"
abracos
Namibiano

Kalaari disse...

Caro Namibiano,

Retribuo os agradecimentos. Se quizer voltar ao meu blogue, ao fundo, a seguir à foto da "Casa do Vento que soa" encontrará os "Contratados". Como já disse, este blogue está a ser reestruturado e faltam outros trabalhos de amigos que resolveram participar, entre eles o Namibiano.
Abração
Vera Lucia

Anónimo disse...

MAIS UMA VEZ VIM DAR UMA OLHADA AO SEU BLOG E TIVE NOVAMENTE O PRAZER DE LER DOIS LINDOS POEMAS,QUE ME TRANSMITIRAM UMA SÉRIE DE SENTIMENTOS BONS,LIBERDADE,AMOE E ESPERANÇA...ERA BOM QUE OS HOMENS NÃO PERDESSEM ESTES VALORES.DESEJO-LHE UM FELIZ ANO 2009

Anónimo disse...

Feliz por conhecê-la!
Parabéns pelo blogue.

Kalaari disse...

Ana
Obrigado pelas suas palavras. Gostava de receber mais mensagens como a sua, que foi receptiva à
minha, uma prece à paz e à esperança.
Bjs.

Kalaari disse...

Amigo,

Uma mensagem curta, mas que me diz muito. Espero manter o seu interesse no meu blogue. Colabore connosco, mande-nos trabalhos. Todos, nunca seremos muito.
Um abraço do tamanho do mundo.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Adorei esse seu blog!
As poesias são lindas,Vera!
Bjs
Yara

Marilda Confortin disse...

Oi Vera. Retornando ao teu blog para dizer que ficou muito bonito. Azul como o céu...
Eu pensava que você fosse bem mais velha. Que surpresa agradável, menina. Você é linda e teus poemas são maravilhosos, especialmente o Cantico e a rua 13. Parabéns.

Tércio Sthal : Presidente disse...

Seu blog está cada vez mais lindo, linda.

Aqui no Brasil se diz: "Aí sim, fui surpreendido novamente!"

Cântico dos Cânticos é, indubitavelmente, uma preciosidade sem par.

Sonia disse...

Querida Mãe,continuo a adorar ver o seu blog...os seus poemas repletos de emoções,sentimentos contidos ou não....continue a ser a Mulher,Mãe especial que é . A transmitir e dar a conhecer a sua poesia ,os seus textos ,os seus tão belos comentários...imagens,músicas...
Deixe-nos sonhar,reflectir ao deambularmos por este blog.
E não se esqueça que o sonho comanda a vida.

Sónia

Rackel F. F. Tambara disse...

Queremos viver, simplesmente, em toda sua plenitude, não é Vera Lúcia?

Nadilce Beatriz disse...

ernanu aticappOlá querida Vera.
Pois é. Como gostaria de estar vivendo de verdade, também fora de mim...Para assim poder estar lá e também cá.
Usufruir, acalentar, cheirar e viver abrangendo todo o Universo.
Bjs em teu coração
Nadilce Beatriz (Nadi)